Reciclar Será Exigência no Futuro

 

Reciclar Será Exigência no Futuro

Reciclar Será Exigência no Futuro

POSTED ON 25 DE JUNHO DE 2022 BY APACK

A adesão da população à coleta seletiva deveria ser maior, e em um futuro muito próximo, a reciclagem não será apenas uma opção, mas uma necessidade. Será essencial reduzir a quantidade de resíduos comuns gerados, aproveitar parcela desses resíduos para geração de energia e incentivar empresas a desenvolver embalagens ambientalmente corretas.

No mês passado, foi lançado no Brasil o Programa Recicla+, que institui o Certificado de Crédito de Reciclagem (CCR). Esta medida, formulada pelos ministérios da Economia e do Meio Ambiente, pretende estimular investimentos privados na reciclagem de produtos e embalagens descartados.

Atualmente, estima-se que o Brasil deixe de ganhar R$ 14 bilhões por ano por não reciclar e enviar para os aterros sanitários materiais que poderiam ser coletados e transformados: papéis, metais, vidros e plásticos. O novo programa de incentivo espera que, em breve, seja possível gerar esses mesmos R$ 14 bilhões.

Certificado de Crédito de Reciclagem

Uma das principais novidades do Plano é o Certificado de Crédito de Reciclagem. Cooperativas de catadores, prefeituras, consórcios, iniciativa privada e microempreendedores individuais poderão, a partir da nota fiscal eletrônica emitida pela venda de materiais recicláveis, solicitar o certificado de crédito. Este documento garante que embalagens ou produtos sujeitos à logística reversa foram restituídos ao ciclo produtivo.

A expectativa é que o Certificado de Crédito de Reciclagem possa elevar a renda dos catadores de material reciclável em até 25%, beneficiando mais de 800 mil catadores. O catador vende o material físico e emite uma nota fiscal, que será associada a um crédito de reciclagem. Com esse crédito, eles podem vendê-lo para uma empresa que precisa cumprir sua obrigação de logística reversa.

As notas fiscais passarão por um rigoroso processo de homologação, realizado por verificador independente, que atestará a veracidade, autenticidade e unicidade da nota, além da rastreabilidade do material coletado. Cada tonelada equivale a um crédito, que pode ser comercializado com empresas que precisam comprovar o atendimento às metas de logística reversa.

Produção Responsável e Logística Reversa

A logística reversa é essencial para entender a responsabilidade compartilhada na produção e destinação dos resíduos gerados. A legislação brasileira exige que empresas fabricantes, importadoras, distribuidoras e comerciantes promovam a coleta e a reciclagem após o consumo de diversos tipos de produtos.

Com o Certificado de Reciclagem, espera-se que as empresas se engajem mais na compra de recicláveis a partir de cooperativas e catadores, facilitando o cumprimento de suas obrigações de destinação correta desse material.

Contribuição do Consumidor Final

A meta do governo é aumentar a reciclagem de 2% para 48% em 18 anos. Em São Paulo, a Prefeitura investiu nos últimos 20 anos na ampliação do volume de recicláveis recolhidos, triados e transformados. A cidade possui coleta seletiva, Pontos de Entrega Voluntária, campanha de conscientização, Centrais Mecanizadas de Triagem e parcerias com cooperativas de catadores, gerando renda para centenas de famílias.

Mesmo com todo o investimento e facilidades, a média de reciclagem em São Paulo é estimada entre 7% e 10% do volume total, bem acima da média nacional, mas ainda abaixo da capacidade instalada. Para contribuir, o consumidor final deve separar todos os recicláveis limpos em um único saco e consultar o site Ecourbis para saber o horário e data da coleta em sua casa.


Para mais dicas e soluções sobre embalagens, visite PHL PAPEIS .

ENVIAMOS PARA TODOS ESTADOS DO BRASIL

RJ - RIO DE JANEIRO
MG - MINAS GERAIS
ES - ESPIRITO SANTO
SP - SÃO PAULO
PR - PARANÁ
SC - SANTA CATARINA
RS - RIO GRANDE DO SUL
PE - PERNAMBUCO
BA - BAHIA
CE - CEARÁ
MA - MARANHÃO
PI - PIAUÍ
GO - GOIÁS
MS - MATO GROSSO DO SUL
MT - MATO GROSSO
AM - AMAZONAS
PA - PARÁ
Região Central - SÃO PAULO SP
Zona Norte - SÃO PAULO SP
Zona Oeste - SÃO PAULO SP
Zona Sul - SÃO PAULO SP
Zona Leste - SÃO PAULO SP
Grande São Paulo
Litoral de São Paulo
Selecione uma região para ver o conteúdo.