Por Que Tem Tanto Ar na Embalagem de Salgadinho?
A Questão do Espaço Vazio nos Pacotes de Salgadinhos
Independentemente do tamanho do pacote, é comum encontrar uma quantidade considerável de ar dentro das embalagens de salgadinhos, o que levanta a questão: por que tanto espaço vazio quando poderia estar sendo ocupado por mais snacks? Uma pesquisa realizada pelo site Kitchen Cabinet Kings analisou essa proporção de ar em embalagens de diversas marcas famosas de salgadinhos.
O Uso do Nitrogênio na Embalagem
O estudo empregou o método de deslocamento de água para medir a quantidade de salgadinhos em cada embalagem. Em alguns casos, mais da metade do pacote era ocupada pelo ar. Por exemplo, de acordo com a pesquisa, 59% da embalagem de Cheetos é composta por ar, enquanto a Pringles possui apenas 28% de espaço vazio.
Mas por que tanto ar? A resposta é simples e tem um sentido prático. Conforme indicado pela pesquisa, o nitrogênio é injetado nas embalagens para proteger o conteúdo, evitando que os salgadinhos se quebrem durante o transporte. Além disso, o nitrogênio também ajuda a evitar que as batatas fiquem murchas, já que o ar comum aceleraria seu envelhecimento.
A Importância do Ar na Integridade dos Salgadinhos
Em resposta às críticas sobre a quantidade de ar nas embalagens, a Pepsico, empresa responsável pela produção de diversos salgadinhos, destacou a importância desse espaço vazio para garantir a integridade dos produtos, especialmente durante o transporte e armazenamento. Eles ressaltaram que essa proporção de ar para batatas não sofreu alterações desde 1985.
Conclusão
Embora compreendamos a função do ar na proteção dos salgadinhos, ainda é inevitável não se surpreender com a quantidade de espaço vazio ao abrir um pacote. No entanto, agora que conhecemos sua importância, podemos apreciar melhor a necessidade desse "ar" na embalagem de nossos snacks favoritos.
Para mais dicas e soluções sobre embalagens, visite PHL PAPEIS .