Geração Z Prefere Práticas Sustentáveis de Varejo
Um estudo recente da First Insight revelou que a geração Z está cada vez mais interessada em práticas sustentáveis de varejo, influenciando suas decisões de compra de forma significativa. Segundo a pesquisa, 62% dos entrevistados da geração Z preferem comprar de marcas sustentáveis, em comparação com 54% da geração X e 44% da geração silenciosa. Os Baby Boomers são os menos preocupados com a sustentabilidade, com apenas 39% concordando com esse posicionamento.
Expectativas em Relação aos Varejistas
Todas as gerações, no entanto, esperam que os varejistas e as marcas adotem práticas mais sustentáveis. A pesquisa revelou que 73% da geração Z, 78% da geração Y, 84% da geração X, 73% dos Baby Boomers e 68% da geração silenciosa desejam mais consciência ambiental por parte das empresas.
Recommerce e Mercado de Produtos Reciclados
O recommerce, ou comércio reverso, está se tornando uma opção cada vez mais popular entre todas as gerações. Esse modelo envolve a venda de produtos novos ou usados, contribuindo para a redução da produção desnecessária e, consequentemente, para a preservação do meio ambiente. A pesquisa mostra que a geração Z (59%), a geração X (63%), a geração Y (64%), a geração silenciosa (62%) e até os Baby Boomers (52%) estão comprando em mercados secundários.
Além disso, o mercado de produtos reciclados está ganhando espaço, com 59% da geração Z, 57% da geração Y, 47% da geração X e 38% dos Baby Boomers comprando produtos feitos de objetos ou materiais descartados.
Qualidade X Sustentabilidade
Embora a sustentabilidade seja um fator importante para os consumidores, a qualidade ainda é considerada mais importante na hora de realizar uma compra. A pesquisa mostrou que a qualidade é prioridade para 78% da geração Z, 85% da geração Y, 81% da geração X, 83% dos Baby Boomers e 70% da geração silenciosa. Por outro lado, as preocupações ambientais foram classificadas em segundo lugar, com 70% da geração Z, 71% da geração Y, 70% da geração X, 72% dos Baby Boomers e 65% da geração silenciosa considerando-as importantes.
Conclusão
A geração Z está liderando o caminho em termos de preferências por práticas sustentáveis de varejo, mas todas as gerações estão se tornando cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade. Os varejistas e as marcas que desejam atender às expectativas dos consumidores devem considerar a implementação de práticas sustentáveis em suas operações.
Para mais dicas e soluções sobre embalagens, visite PHL PAPEIS .