Aprenda como Melhorar a Exposição de Produtos no Supermercado

Aprenda como Melhorar a Exposição de Produtos no Supermercado

Aprenda como Melhorar a Exposição de Produtos no Supermercado

Engajar os consumidores e transformar uma demanda em compra é um dos principais desafios do varejo. Nesse cenário, nada melhor do que pensar estrategicamente a exposição de produtos no supermercado e utilizar algumas técnicas de merchandising visual para ampliar as vendas e fidelizar os clientes.

Importância da Exposição Correta no Supermercado

A organização do ambiente é um dos fatores responsáveis por determinar como o cliente se relaciona com a loja, ou seja, como ele compra, quanto tempo passa no estabelecimento, como circula pelos corredores e, consequentemente, como promove o supermercado para conhecidos e amigos.

Além disso, quando os produtos são apresentados da maneira correta, é possível oferecer ao shopper uma experiência positiva de compra.

Vale lembrar que a apresentação das mercadorias no supermercado deve considerar as particularidades dos produtos. Esse é o caso, por exemplo, dos frios, alguns derivados de leite e carne.

Nesses casos, é preciso ir além das questões visuais e garantir que a exposição aconteça conforme as normas das agências fiscalizadoras. Portanto, é indispensável respeitar as informações de temperatura, pressão e umidade indicadas para cada tipo de produto.

Organização dos Itens de Acordo com os Níveis de Visão

Quando o consumidor está diante de uma gôndola, ele volta sua atenção para determinados produtos e, nesse ato, é influenciado por vários aspectos, sendo o nível de visão um dos mais significativos. Veja:

  • Acima da Cabeça: Espaço para produtos de menor interesse de venda.
  • Altura dos Olhos: Destinado aos itens com maior margem de lucro.
  • Linha da Cintura: Localização nobre, para produtos de grande procura.
  • Abaixo da Cintura: Usado para produtos mais procurados e com alta rotatividade.
  • Chão: Reserve para produtos pesados e evite atrapalhar o caminho.

Note que o campo de visão costuma ser usado para favorecer a venda dos produtos mais lucrativos, mas não exagere na dose ao ponto de o consumidor sentir grande dificuldade de encontrar o que procura, pois isso pode trazer-lhe frustração e fazer com que ele prefira a concorrência.

Além disso, considere que as crianças têm um nível de visão mais baixo e observe o comportamento do comprador sistematicamente, pois isso vai permitir perceber se sua estratégia está funcionando.

Com essa dica, você conseguirá melhorar a exposição de produtos no supermercado, aprimorar a experiência de compra dos seus clientes e alavancar as vendas. Contudo, além de todas essas dicas, você precisa de uma estrutura de suporte, especialmente de controle de estoque, para diminuir a falta de produtos e, claro, ter uma embalagem que chame a atenção do seu consumidor. 


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