A História das Sacolas Plásticas
Em 1960, o sueco Sten Gustaf Thulin criou o primeiro saco plástico do mundo. Esta invenção foi uma alternativa aos sacos de papel, pois Thulin percebeu que a produção dessas embalagens estava resultando na derrubada de muitas florestas. O novo invento tinha um baixo custo de produção e propunha maior durabilidade, sendo possível a sua reutilização. Além disso, auxiliava nas funções de embalar, guardar e transportar os produtos com maior segurança.
A popularização das sacolas plásticas
Não demorou para a sacola se popularizar. O modelo ficou conhecido como "T-shirt" (camiseta), pois seu formato se assemelhava a uma camisa regata sem mangas. Logo, ela foi patenteada e produzida em grande proporção, tornando-se a principal embalagem dos Estados Unidos e da Europa.
Evolução e diversificação
Atualmente, as sacolas plásticas estão integradas na vida das pessoas e existem diversos formatos, tamanhos e modelos. Com o avanço da tecnologia, foi possível a criação de plásticos oxi-biodegradáveis para novas aplicações das embalagens e cuidados com o meio ambiente. A história das sacolas plásticas é um exemplo de como a inovação pode surgir como resposta a desafios ambientais, e como a evolução tecnológica pode transformar produtos do cotidiano.
Para mais dicas e soluções sobre embalagens, visite PHL PAPEIS .