3 Erros de Impressão de Rótulos e Etiquetas que Levam ao Recall de Embalagens

3 Erros de Impressão de Rótulos e Etiquetas que Levam ao Recall de Embalagens

3 Erros de Impressão de Rótulos e Etiquetas que Levam ao Recall de Embalagens

Erros de impressão de rótulos e etiquetas podem desencadear uma série de problemas que muitas vezes levam as empresas a recolher e até destruir uma produção inteira. O recall de embalagens é um fantasma que assombra todo o fluxo de aprovação de layout. Isso porque são os rótulos e etiquetas dos produtos que causam a primeira impressão aos olhos do consumidor final. Ou seja, a embalagem e as informações do rótulo são decisivas na tomada de decisão para a compra.

Dentro deste raciocínio, o dono de marca ou o empreendedor deve saber que embalagens bem-feitas e atrativas influenciam diretamente na venda dos produtos. Mas já pensou em produzir aquele lote inteiro de produtos, para um lançamento, e nos momentos finais perceber aquele errinho de impressão na embalagem? Aquele deslize que compromete uma informação importante na rotulagem, que pode acabar com toda a experiência do consumidor? Ou ainda gerar uma grande dor de cabeça com os órgãos fiscalizadores?

Pois é, hoje vamos falar sobre os causadores desses erros de impressão de rótulos e etiquetas, e como evitar esses grandes prejuízos, que por muitas vezes podem ser resolvidos de forma simples. Fique com a gente e boa leitura.

Problemas de Resolução e Granulação de Imagem

O problema de resolução ou o famoso pixel visível na imagem impressa é uma problemática muito comum no ramo. Embora existam vários motivos para os borrões ou pixelização na impressão, os erros geralmente estão ligados a configurações de arquivo. E em casos mais distintos, à própria impressora em si. Quando você acha que precisa trocar a impressora, pois considera que ela está muito obsoleta, descobre que o alto investimento em uma nova pode ser evitado através de uma configuração.

Fontes Ilegíveis e a Diagramação Podem Oca sionar o Recall de Embalagens

Embalagens que optam por um layout muito carregado, com fontes cheias de voltas e aspecto visual fora do usual, acabam cometendo um erro básico, que é o de dificultar a leitura das informações principais.

No Brasil temos a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos, ela que estabelece as informações que um rótulo deve conter, visando à garantia de qualidade do produto e à saúde do consumidor. E nos EUA existe a FDA (Food and Drug Administration) órgão governamental que faz o controle dos alimentos (tanto humano como animal), que disponibilizam normativas de rotulação, através de padrões estabelecidos que podem ser usados como base para a elaboração de um rótulo assertivo.

Algumas das orientações para a construção de uma rotulagem ideal, são as seguintes:

  • O contraste da cor da fonte com o fundo é muito importante para a leitura. Caso o fundo e a fonte possuam cores muito próximas, acabam prejudicando a legibilidade do conteúdo;
  • Os regulamentos da FDA possuem orientações sobre: o tamanho de fonte, aspecto e diretrizes que auxiliam na parametrização do layout;
  • O tipo de fonte escolhida é sempre uma que facilite a leitura e não apele apenas aos efeitos visuais. Como, por exemplo, as fontes Sans Serif e as com serifas. Nada impede o uso de uma fonte cursiva, mas evite prejudicar a leitura e o entendimento do conteúdo.

Atenção às Normativas Legais Para Evitar o Recall de Embalagens

Algo de grande prioridade na rotulação e produção de embalagens são as normativas da Anvisa e da FDA, como mencionado antes, mas fora a questão visual, existem também normativas que precisam ser cumpridas, tais como: uma declaração de identidade; declaração de quantidade; endereço do fabricante; informações nutricionais (se você estiver vendendo alimentos e bebidas); informações complementares (para suplementos alimentares), lista de ingredientes e declarações de advertências apropriadas, etc.

Nesse sentido, é costumeiro ocorrer algum recall de embalagens por esses aspectos, porque muitas informações acabam passando despercebidas ou no contexto geral, não seguindo as normativas dos órgãos responsáveis pela regulação do produto.


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